O sapoti é um desses frutos que são excelentes para a saúde, além de ser extremamente delicioso, graças à grande variedade de nutrientes contidos nesta fruta. A polpa saborosa é facilmente digerível e reabastece o nosso corpo, fornecendo energia devido ao seu alto teor de glicose. Esta fruta é rica em vitaminas, minerais e taninos.

Confira os 15 Benefícios do Sapoti Para Saúde:

1) Para os Olhos: Sapoti contém uma quantidade elevada de vitamina A. Ajuda a melhorar a visão, mesmo durante a velhice.

2) Fonte de Energia: O sapoti é rico em glicose, que fornece energia imediata para o corpo. Os atletas necessitam de muita energia e, portanto, recomenda-se comê-las.

3) Agente Anti-Inflamatório: O alto teor de taninos faz do sapoti um importante agente anti-inflamatório. Em outras palavras, ela ajuda a melhorar a condição do trato digestivo, através da prevenção de doenças como esofagite, enterite, síndrome do intestino irritável e gastrite. Ele também reduz a inflamação, reduzindo qualquer inchaço e dor.

4) Prevenção de Certos Cânceres: As vitaminas A e B ajuda na manutenção da saúde do revestimento do muco do corpo e a textura da pele. Os antioxidantes, fibras e nutrientes encontrados no sapoti fornecem proteção contra o câncer. A vitamina A fornece proteção contra cânceres do pulmão e da cavidade oral.

5) Ossos Saudáveis: Quantidades adicionais de cálcio, fósforo e ferro são necessárias pelos ossos para aumentar a sua resistência. Rico em cálcio, ferro e fósforo, o sapoti ajuda no fortalecimento dos ossos.

6) Como Laxante: O sapoti fornece uma alta quantidade de fibras dietéticas (5,6 / 100 g). Assim, é considerado como um excelente laxante. O teor de fibra proporciona um alívio da constipação.

7) Durante a Gravidez: Com uma alta dose de carboidratos e nutrientes essenciais, o sapoti é extremamente benéfico para mulheres grávidas e lactantes. Ele ajuda na redução da fraqueza e outros sintomas da gravidez, como náuseas e tonturas.

8) Propriedades Hemostáticas: Sapoti é conhecida por suas propriedades hemostáticas, ou seja, interrompe a perda de sangue. Assim, ajuda na redução do sangramento, no caso, de pilhas e lesões. As sementes moídas podem ser aplicadas como uma pasta para aliviar as picadas de insetos.

9) Propriedades Antiviral e Antibacteriana: Devido à presença de antioxidantes polifenólicos, o sapoti possui várias propriedades antivirais, anti-parasitas e antibacterianas. Os antioxidantes impedem a entrada de bactérias para dentro do corpo humano. A vitamina C destrói os radicais livres prejudiciais enquanto o potássio, ferro e ácido fólico, niacina e ácido pantatênico facilita o bom funcionamento do sistema digestivo.

10) Antidiarreico: O sapoti é considerada um agente antidiarreico, devido às suas propriedades purgativas. A decocção feita pela fervura deste fruto em água pode curar diarreia. Ele também ajuda no alívio de pilhas e disenteria.

11) Saúde Mental: Sendo um potente sedativo, a sapoti ajuda a acalmar os nervos e aliviar o estresse. Assim, é aconselhável para os indivíduos que sofrem de insônia, ansiedade e depressão.

12) Resfriado e Tosse: O sapoti é eficaz em manter o congestionamento e tosse crônica afastado, removendo o catarro e muco da passagem nasal e das vias respiratórias. 

13) Para Pedras nos Rins: As sementes esmagadas desta fruta agem como um diurético, ajudando assim a expulsar a bexiga e pedras nos rins. Ele fornece proteção contra doenças renais também.

14) Ajuda na Perda de Peso: O sapoti ajuda indiretamente na perda de peso e previne a obesidade pela regulação da secreção de enzimas gástricas, assim, regulando o metabolismo.

15) Diurético: O sapoti age como um diurético e, assim, ajuda na remoção de resíduos do corpo através da micção frequente. Ela impede edemas ou retenção de água, mantendo a concentração de água no interior do corpo.