O suco de laranja é uma das bebidas mais populares no Brasil, embora algumas pessoas deixem de consumi-lo por achar que o suco de laranja engorda. De fato, é uma bebida calórica, já que 200ml de suco oferece cerca de 118kcal, no entanto, ele pode ser uma opção saudável sim, pois fornece diversos nutrientes importantes para a manutenção da saúde.

suco de laranja: benefícios

  • Se o suco de laranja for tomado de forma adequada e dentro de uma dieta saudável, ele pode trazer equilíbrio de nutrientes e vitaminas que são essenciais, como a vitamina C, o potássio e o magnésio.
  • Pela presença da vitamina C e de flavonoides, que têm ação antioxidante, o suco pode ajudar na redução do colesterol sanguíneo, que quando elevado pode levar ao desenvolvimento de doenças cardiovasculares.
  • Ele contém ácido fólico, a famosa vitamina B9, que é importante para o organismo. Ela é utilizada no tratamento de anemias, na prevenção de doenças cardíacas e até na redução do risco do Mal de Alzheimer.
  • Agora a novidade boa para os atletas de plantão: o suco de laranja pode ser tomado após os treinos e ainda é um super antioxidante! Um copo tem a quantidade de vitamina C necessárias para um dia. O suco também funciona como um isotônico, ao evitar a fadiga muscular e diminuir a perda de massa magra.
  • O suco de laranja oferece ainda grande quantidade de carboidratos, o que pode ser interessante para ajudar na recuperação após um exercício físico intenso, principalmente quando aliado a uma fonte de proteína.

Vale lembrar que, apesar de todos esses benefícios, o suco de laranja contém grande quantidade da fruta sem as suas fibras, concentrando mais frutose, um tipo de açúcar presente naturalmente nas frutas, o que aumenta o seu índice glicêmico. Portanto, o suco de laranja deve ser consumido com moderação, sem adoçar, de preferência sem coar e dentro de uma alimentação equilibrada.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here