A berinjela é um alimento rico em vitaminas do complexo B

Para uma alimentação mais saudável, aprenda a incorporar a berinjela na sua dieta. Essa leguminosa, fonte de ferro, pode ser consumida assada, cozida, crua em salada e até mesmo frita. Rica em vitaminas como A, B, C, e em proteínas, além de conter uma grande quantidade de sais minerais como cálcio, potássio e ferro. A berinjela pode ser sua aliada para manter o bem-estar do organismo, proporcionando vários benefícios à saúde. Dentre os seus principais, a nutricionista Anete Mecenas, que é Mestre em Ciências Farmacêuticas pela UFRJ, destacou alguns deles. Saiba quais:

A berinjela é rica em antioxidantes

A berinjela apresenta uma boa atividade antioxidante pela presença do ácido clorogênico, cafeíco e flavonoides que atuam combatendo o envelhecimento celular e protegendo a oxidação das gorduras nas membranas celulares.

Alimento traz benefícios para o coração

Outra grande vantagem da berinjela é que ela traz diversos benefícios para o coração. Devido a presença de fibras solúveis e antioxidantes, existe um controle do colesterol e consequentemente uma melhora do fluxo sanguíneo, prevenindo também o estresse oxidativo.

Berinjela emagrece

Uma única xícara de berinjela apresenta em torno de 8% de fibra dietética, sendo uma excelente fonte de fibras, o que por sua vez auxilia na perda de peso e redução do colesterol. Além disso, esse fruto tem a vantagem de conter poucas calorias.

É rica em vitaminas do complexo B

A berinjela é rica em vitaminas B1, B2 e B6 que são essenciais para o funcionamento adequado do sistema nervoso central, para produção de energia, equilíbrio hormonal e função hepática.

É fonte de cálcio, magnésio e potássio

Esses minerais são essenciais para o adequado funcionamento do organismo atuando na construção, manutenção dos ossos e melhora da contração muscular.

Berinjela ajuda a manter a pele saudável

A presença de vitamina C é um dos nutrientes que ajudam a manter a pele saudável, macia e hidratada, tendo também função antioxidante. Há outros antioxidantes na berinjela, como a antocianina. Todos esses ajudam a combater o excesso dos radicais livres no organismo, que podem causar envelhecimento precoce e rugas.

Atua na prevenção de diversos tipos de câncer

A casca da berinjela apresenta um potente antioxidante chamado Nasunin que atua no organismo, estimulando a formação de novos vasos e a melhora do suprimento sanguíneo, o que por sua vez contribui para prevenção de diversos tipos de cânceres.

“É importante salientar que as pesquisas científicas que foram feitas com a berinjela, algumas foram positivas e outras não obtiveram resultados satisfatórios, por isso, você precisa consumi-la com uma dieta saudável.” ressalta a nutricionista, especialista em alimentos funcionais, nutrição esportiva e nutrigenômica.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here