O ferro é um mineral essencial para o corpo, já que atua na formação das células sanguíneas e ajuda no transporte e armazenamento de oxigênio nas células, além de estar associado à produção de energia. Apesar da sua importância, a carência de ferro é muito comum, levando a sintomas como fraqueza, cansaço, falta de apetite, dificuldade para concentração, queda de cabelo e anemia.

As necessidades de ferro variam de acordo com a idade e período de vida, sendo que na gravidez as mulheres precisam de um aporte maior do mineral para o desenvolvimento adequado do bebê. Idosos também têm maior necessidade de ferro.

Alimentos Ricos em Ferro para sua Saúde!!!
Alimentos Ricos em Ferro para sua Saúde!!!

Existem dois tipos de ferro, saiba a diferença entre eles:

Ferro heme: encontrado nos alimentos de origem animal, como carnes e miúdos. Sua absorção e utilização é melhor aproveitada pelo organismo, cerca de 23% do ferro que é consumido.

Ferro não-heme: presente nos alimentos de origem vegetal. Por não serem tão bem absorvidos (até 8% do ferro consumido), o ideal é que os alimentos fonte de ferro não-heme sejam consumidos com vitamina C.

alimentos que contêm ferro

Confira a lista de alimentos ricos em ferro:

  • Carne vermelha
  • Vegetais verde-escuros, como brócolis, espinafre e couve
  • Leguminosas, como grão-de-bico, lentilha, ervilha e feijão
  • Tofu (queijo de soja)
  • Algas, como kombu e wakame
  • Cereais integrais, como aveia e quinoa
  • Castanha de caju
  • Sementes de gergelim e abóbora
  • Melaço da cana
  • Açúcar mascavo
  • Coentro
  • Uva passa e damasco secos são exemplos de frutas ricas em ferro

como aumentar a absorção do ferro

Antes de consumir os cereais integrais e as leguminosas, deixe-as de molho na água por pelo menos 8 horas. Isso ajuda a reduzir o teor de ácido fítico nesses alimentos, que prejudica a absorção do ferro.

Além disso, não basta apenas consumir o alimento rico em ferro.  A vitamina C ajuda a aumentar a absorção do ferro não-heme, por isso, inclua na mesma refeição os alimentos fontes desse nutriente, como laranja, caju, goiaba, manga, morango, pimentão e tomate.

Por outro lado, evite consumir alimentos ricos em cálcio, café e chás na mesma refeição com ferro, pois eles prejudicam a absorção do ferro.

Fonte: https://www.natue.com.br/