Se o prato já for servido com pimenta em excesso você pode colocar um pouco de sal na boca ou tomar um copo de leite para aliviar a ardência

Pimenta é uma delícia! Do feijão ao peixe, ela cai bem em diversos pratos. Além de fazer muito bem para a saúde em muitos aspectos, como pelo fato de ter ação antioxidante, ela dá um toque especial ao aroma e sabor do prato, aguçando os sentidos e dando aquele leve sabor ardido. Mas o que era para ser leve pode se tornar uma verdadeira tortura se a pimenta for colocada em excesso no prato, e, dependendo de seu nível de capsaicina, ela pode acabar tornando a refeição intragável. Se isso acontecer, não precisa se desesperar! Alguns alimentos podem ajudar a diminuir a ardência, tanto no preparo quanto na refeição já servida.

Derrubou pimenta na panela? Incremente o prato com iogurte

O iogurte possui uma substância chamada caseína que envolve o ativo da pimenta responsável pela ardência – a capsaicina – e o neutraliza, fazendo com que nossas papilas gustativas não sintam a pimenta de maneira forte. Caso na hora do preparo você tenha exagerado, coloque um pouco de iogurte em sua receita para diminuir o ardor.

Tente um prato agridoce

Se você provou a comida ainda na panela e ela está muito carregada no ardor, você pode tentar uma alternativa agridoce. O mel e o açúcar são dois alimentos que se sobrepõem à ardência da pimenta, tomando conta do paladar e diminuindo o desconforto. Se possível, adicione um dos ingredientes no prato já pronto ou no preparo, o que combinar mais.

Queijo embeleza o prato e neutraliza a ardência

Uma alternativa para diminuir o prato já pronto é o queijo. Por ser um laticínio, ele funciona de maneira semelhante ao iogurte, acalmando o paladar e tirando o “calor” na hora de comer. Você pode colocar uma grande quantidade de queijo parmesão ou uma fatia de queijo amarelo ou branco. De quebra, ainda vai dar um toque especial à aparência do prato.

Sirva a refeição com limonada

Alimentos ácidos no geral dominam os sabores apimentados e ardentes. Por isso, uma boa dica para um prato que já está com a pimenta nas alturas é servi-lo com uma limonada. Ao beber, os ativos de acidez do limão vão superar a ardência, causando o alívio.

Para alívio rápido, tome leite

O leite puro tem uma concentração de caseína grande, e é excelente para casos em que a pimenta é muito ardida naturalmente, como é o caso da pimenta caiena. Se você morder um pedaço do fruto puro, ou comer uma grande quantidade de molho muito ardente, tome imediatamente um copo de leite para aliviar o desconforto.

Água, não! Troque o líquido pelo sal

A ardência, ao contrário do que muitos pensam, não alivia com a água, pelo contrário: ela distribui ainda mais o ardor ao redor da boca. Já um outro alimento que causa alívio instantâneo é o sal, muito utilizado pelos mexicanos, que possuem a pimenta como ingrediente principal de sua culinária. Coloque um pouco abaixo da língua e deixe dissolver. É tiro e queda!


DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here