Há uma série de estratégias que podem ser utilizadas por quem deseja e/ou necessita emagrecer, e uma delas consiste na diminuição da ingestão de calorias diariamente. Veja a seguir um exemplo de cardápio para dieta de 1100 calorias por dia, que resulta em uma diminuição de calorias relativamente alta, mas que pode trazer resultados para a perda de peso.

Enquanto alguns regimes pregam reduções mais leves na ingestão calórica, outros são mais restritivos, como é o caso da dieta de 1100 calorias por dia. Isso porque ela representa um corte de 900 calorias para quem está acostumado a ingerir 2000 calorias por dia e de 1400 calorias para quem tem o hábito de consumir 2500 calorias a cada dia.

Caso você tenha achado essa redução muito extrema, pode se interessar pelo cardápio para dieta de 1500 calorias por dia, por exemplo, ou até um pouco mais, como esse cardápio para dieta de 1800 calorias por dia. Caso esteja pensando pelo outro lado, há dietas ainda mais restritivas, como esse cardápio para dieta de 800 calorias por dia, por exemplo.

Porém, abaixo vamos mesmo conhecer algumas opções de cardápio que podem ser utilizadas em uma dieta de 1100 calorias por dia, mas antes precisamos passar alguns alertas.

Consumir menos que 1200 calorias diariamente pode causar problemas como fraqueza, intolerância ao frio, fadiga, irregularidade no período menstrual, prisão de ventre e inchaço das mãos e dos pés, como consta no livro Nutrition, Exercise, and Behavior: An Integrated Approach to Weight Management (Nutrição, Exercício e Comportamento: Uma Abordagem Integrada ao Controle do Peso, tradução livre).

Além disso, o fato de perder peso muito rápido em uma dieta com restrição de calorias pode provocar o cálculo biliar. Problemas como gota, distúrbios associados à desnutrição, desequilíbrio de eletrólitos, osteoporose e até mesmo a morte súbita (em casos extremos) são outros que podem ocorrer em decorrência de uma dieta de baixa calorias.

De acordo com nutricionistas, a dieta de baixa calorias força o corpo a queimar músculo no lugar de gordura, o que desacelera a taxa metabólica, dificultando a perda de peso.

Existe ainda o fato de que não é provável que uma pessoa permaneça por muito tempo na dieta com poucas calorias e, ao retornar para os seus hábitos alimentares, certamente recuperará o peso perdido.

Fazer uma dieta de baixa calorias sem supervisão também pode provocar problemas como anemia, imunidade baixa, infertilidade e dificuldade de concentração.

“Por essa dieta de 1100 calorias por dia ser uma dieta de baixa calorias que limita severamente a ingestão de energia alimentar, você precisa se certificar de ter a liberação do médico antes de começar a dieta”, alertou a nutricionista Courtney Wiston.

Portanto, antes de seguir uma dieta com restrição calórica como a de 1100 calorias por dia, consulte o médico e tome todos os cuidados que forem indicados por ele, respeitando as orientações do profissional em relação à duração do regime e ao número de refeições que você deve realizar, caso ele te autorize a seguir o método.

Opções de cardápio para a dieta de 1100 calorias por dia

Antes de mostrarmos algumas opções de cardápio para este programa alimentar, ressaltamos que eles servem apenas como exemplo e que a composição de uma dieta de 1100 calorias por dia pode variar de acordo com as preferências, necessidades e objetivos de cada pessoa.

Antes de aderir a qualquer cardápio para a dieta de 1100 calorias por dia, você deve consultar um nutricionista, que saberá indicar menus que te ajudem a alcançar as suas metas, ao mesmo tempo em que fornecem os nutrientes e a energia que o seu organismo precisa para funcionar.

Lembre-se de que este artigo serve somente para informar e jamais pode substituir a opinião profissional do médico e do nutricionista.

Agora que os cuidados foram repassados, vamos então conhecer algumas opções de cardápio para a dieta de 1100 calorias:

Cardápio 1

  • Café da manhã: 1 torrada integral com 1 colher de café de manteiga sem sal, 1 laranja pequena, 7 amêndoas naturais e 1 xícara de café expresso com ½ xicara de leite desnatado, com adoçante não calórico. Total estimado de calorias: 216 calorias.
  • Lanche da manhã: ½ xícara de amoras. Total estimado de calorias: 31 calorias.
  • Almoço: 120 g de filet de frango grelhado, 1 colher de sopa de arroz integral cozido, 100 g de feijão carioca cozido, 1 folha grande de alface, 1 tomate pequeno fatiado e sal a gosto para temperar. Total estimado de calorias: 324 calorias.
  • Lanche da tarde: 1 maçã pequena e 1 potinho de iogurte natural integral. Total estimado de calorias: 157 calorias.
  • Jantar: 100 g de salmão grelhado, 1 xícara de brócolis cozido sem gordura, 3 colheres de sopa de arroz integral cozido e 1 xícara de morangos fatiados de sobremesa. Total estimado de calorias: 363 calorias.

Cardápio 2

  • Café da manhã: 200 ml de leite de leite desnatado, 50 ml de café com adoçante, 1 maçã média e 1 ovo grande mexido com temperos a gosto sem gordura adicionada (cebolinha, oregano, páprica…). Total estimado de calorias: 215 calorias.
  • Lanche da manhã: 100gr abacate. Total estimado de calorias: 161 calorias.
  • Almoço: 100 g de filé de frango grelhado, ½ batata-doce pequena com casca assada no forno, 1 xícara de cenoura ralada, 50 g de lentilha cozida e sal a gosto para temperar. Total estimado de calorias: 319,5 calorias.
  • Lanche da tarde: 1 banana grande amassada com 1 colher de sopa de farelo de aveia. Total estimado de calorias: 155 calorias.
  • Jantar: 100 g de macarrão integral cozido com 60 g de atum ralado ao natural,100 g de couve manteiga refogada e 30 gr milho verde em conserva. Total estimado de calorias: 289 calorias.

Cardápio 3

  • Café da manhã: 200 ml de limonada e 1 pão francês sem miolo com 1 colher de sopa de requeijão light. Total estimado de calorias: 214 calorias.
  • Lanche da manhã: 1 pera média. Total estimado de calorias: 96 calorias.
  • Almoço: 70 g de grão-de-bico cozido, 1/2 colher de sopa de azeite para temperar o grão de bico, 1 coxa de frango média grelhada ou assada, 100 g de abobrinha cozida, 10 raminhos de agrião e sal a gosto e ½ colher de sopa de azeite para temperar. Total estimado de calorias: 348,2 calorias.
  • Lanche da tarde: 2 cajus. Total estimado de calorias: 74 calorias.
  • Jantar: 2 pedaços de mandioca cozida, 100 g de ervilhas cozidas, 1 fatia média de lombo de porco assado, 1 xícara de repolho refogado, 1 xícara de chuchu cozido e 1 xícara de melancia cortada em cubos de sobremesa. Total estimado de calorias: 446 calorias.

Atenção

Como cada marca de comida ou bebida pode apresentar variações na quantidade de calorias, os números não são exatos – são apenas uma estimativa.

Fonte: https://www.mundoboaforma.com.br/

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