Segundo o aplicativo sobre saúde WebMD, nosso metabolismo desacelera aproximadamente 5% a cada década de depois que completamos 40 anos de idade. Isso quer dizer que, em média, as mulheres devem reduzir 100 calorias de sua dieta diária só para manter a forma. Mas há outras maneiras mais fáceis de queimar calorias.

Incrivel.club reuniu 8 métodos eficientes para manter-se na linha ou perder peso quando se tem mais de 40 anos. Alguns são bem simples de serem incorporados ao dia a dia e podem até ser divertidos!

1. Faça os exercícios certos

Com a desaceleração do metabolismo, é importante não só fazer 30 minutos de exercícios cardiovasculares por dia como também incluir de 4 a 5 sessões de treino de resistência e por semana. Esses exercícios como abdução das pernas, subir escadas, crunchs ou abdominais, são ótimos para manter a massa muscular e também queimar calorias.

Caminhar pelo menos 10.000 passos por dia é uma maneira excelente de ajudar o metabolismo, manter a forma e levantar o ânimo. E existem diversos apps que indicam o número de passos dados diariamente.

2. Estabeleça metas realistas

Não importa quão atraente seja a ideia de perder metade do seu peso em uma semana com “uma dieta mágica, uma pílula ou uma cinta emagrecedora”. Provavelmente você logo vai se dar conta de que essas soluções não funcionam. Além do mais, se realmente alguns desses métodos dessem resultados tão rápidos, isso causaria muito mais danos do que benefícios para o seu corpo.

É por isso que devemos tentar perder de 453 a 907 gramas por semana, para evitar o estresse físico e emocional associado ao emagrecimento muito veloz, que, por sua vez, se transforma no ‘efeito-sanfona’ (você emagrece para, depois, voltar a engordar). Estabelecer um objetivo saudável e possível de ser alcançado nos ajuda a desenvolver hábitos benéficos para a saúde (como alimentar-se bem e fazer exercícios adequadamente) e manter a forma a longo prazo.

3. Obtenha vitaminas dos alimentos

Nosso corpo tem necessidades diferentes para cada período de nossa vida. Para as mulheres acima dos 40 anos, é essencial incluir na dieta cálcio, vitamina B12, potássio, magnésio, vitamina D, Ômega-3 e probióticos. Os especialistas dizem que, do ponto de vista nutricional, não faz diferença se você obtém essas vitaminas consumindo alimentos ou ingerindo vitaminas em cápsulas. Só que os alimentos, principalmente as frutas, legumes e feijões, contém outros nutrientes saudáveis, como fibras, por exemplo.

Outros exemplos de como obter vitaminas e minerais naturalmente: o cálcio pode ser encontrado nas amêndoas e no iogurte. E a dose necessária de vitamina D pode ser obtida simplesmente… com um banho de sol! Claro, sempre tomando o cuidado de não se expor ao sol por muito tempo e usando filtro protetor. Está vendo como não é preciso criar drama quando se fala em boa alimentação?

Respeite o horário das refeições

Comer regularmente deve ser uma prioridade. Pular refeições arruína o metabolismo, pois o corpo recebe o sinal de que é preciso armazenar calorias em vez de queimá-las, então você colhe o resultado oposto daquele que estava esperando.

Não esqueça de que tomar um bom café da manhã é fundamental, já que essa refeição deve oferecer a energia de que o corpo precisa para o dia todo. Já os lanchinhos noturnos são ruins para o seu estômago e para o seu peso.

5. Respeite os momentos de descanso

O “sono da beleza” não é bom apenas para sua pele, mas também ajuda o corpo a manter-se saudável e em forma. Estudos demonstram que a privação do sono fomenta a tomada de decisões erradas por parte do cérebro (como entupir-se de guloseimas calóricas, deixar de praticar exercícios ou quebrar sua regularidade).

Além disso, não descansar o suficiente desequilibra os hormônios da fome: a grelina (que aumenta o apetite) e a leptina (responsável pela saciedade). Isso significa que você pode comer em excesso sem se dar conta!

Por isso, desligue o celular e o computador antes de ir para a cama e tente dormir a quantidade de horas necessárias para descansar bem.

6. NO inverno, diminua a temperatura do aquecedor

Por incrível que pareça, as temperaturas mais frias nos ajudam a queimar gordura, inclusive enquanto dormimos. Isso acontece porque nosso corpo tem de trabalhar mais pesado para manter-se quente. Os cientistas recomendam manter a temperatura das nossas casas em 19 graus. Essa pode ser uma forma incrível de perder vários quilos!

7. Beba bastante água

Algumas pessoas com propensão para o inchaço cometem o grande erro de reduzir o consumo de água. Ao contrário, beber a quantidade suficiente de água ajuda a enfrentar esse problema, assim como aumentar a quantidade de calorias queimadas.

A água também ajuda a desintoxicar o corpo. Beber um copo de água antes das refeições reduz o apetite e a quantidade de calorias que consumimos. Além disso, a água gelada nos ajuda a queimar calorias, já que o corpo usará energia para equilibrar a temperatura. Por tudo isso, a água é simplesmente incrível. Ou ainda não acredita?

8. Faça checkups de saúde regularmente

A dificuldade de perda de peso após os 40 anos pode estar associada a problemas com a tireoide, por exemplo. Esse e outros tipos de problema podem ser detectados com exames de rotina.

Se é este o caso, é preciso seguir as orientações do médico. Para questões ligadas ao fígado, uma mudança de estilo de vida poderá ser suficiente. Os problemas de tireoide costumam ser mais complexos, mas definitivamente vale a pena tratá-los.

Com os avanços da medicina e o acesso às novas tecnologia, completar 40 anos hoje em dia significa chegar a metade da vida. Isso significa que você ainda tem boas décadas pela frente. Se vai viver esses anos com ou sem qualidade de vida, a decisão é sua.

Fonte: https://incrivel.club/