5 alimentos para comer no período menstrual e evitar desconfortos

5 alimentos para comer no período menstrual e evitar desconfortos

Durante o período menstrual, uma boa dica é comer frutas como a melancia, que ajuda a amenizar dores, atua como anti-inflamatório, hidrata e desintoxica o organismo

Para muitas mulheres, o período menstrual é sinônimo de cólicas, enxaquecas, estresse, cansaço e indisposição para seguir a rotina. Mas você sabia que é possível amenizar esses sintomas através da alimentação? Existem alimentos que ajudam a amenizar o inchaço, as dores e até garantem bom humor. Interessante, né? Nós fizemos uma lista com 5 dos mais relevantes para esse período, confira!

1. Chocolate meio amargo garante bom humor, pois é fonte de triptofano (precursor da serotonina)

Você também gosta de comer doces quando está no período menstrual? Apesar de sorvetes, balas e biscoitos (doces industrializados e ricos em açúcar) não serem indicados, você pode sempre recorrer ao chocolate meio amargo. Ele é fonte de triptofano – aminoácido precursor da serotonina (“hormônio da felicidade”) -, é rico em antioxidantes, que combatem focos de inflamação e também auxilia no controle do colesterol.

Para manter o bom humor, a nossa dica é comer um pouco de chocolate meio amargo durante todos os dias do período menstrual. Assim, você mata a sua vontade de comer doce de forma mais saudável!

2. Melancia hidrata, desintoxica o corpo e ajuda a amenizar dores

Outra forma de matar a vontade de comer doce é investindo no consumo de frutas, que têm um açúcar natural (frutose) e são bem saudáveis. A melancia, em especial, ajuda a hidratar e a desintoxicar o corpo, pois tem alto teor de água em sua composição. Além disso, ela possui o aminoácido citrulina, que ajuda a amenizar dores musculares e é rica em vitamina A, C, do complexo B e antioxidantes, que reduzem as inflamações no corpo.

Além de consumir melancia no período menstrual, você também pode apostar em outras frutas benéficas, como as cítricas (limão, laranja, abacaxi e acerola), que têm alto teor de antioxidantes. A banana também é muito benéfica nesse sentido, pois é fonte de potássio e vitamina B6, nutrientes que ajudam a amenizar dores musculares.

3. Castanhas são fontes de magnésio, mineral que ajuda a aliviar as cólicas

O grupo das castanhas e oleaginosas, para quem não sabe, é considerado um dos mais benéficos para aliviar os sintomas do período menstrual. Esses alimentos são fontes de magnésio, um mineral que ajuda a amenizar cólicas, dores de cabeça e garante mais bem-estar. Além disso, as castanhas são fontes de vitamina E, nutriente que ajuda a diminuir o sangramento e também alivia dores no corpo.

Outras oleaginosas que você pode consumir: nozes, amêndoas e avelã.

4. Brócolis fornece ferro, magnésio, potássio, fibras e vitaminas que aliviam os sintomas da menstruação

Durante o período menstrual, a nossa dica é tentar ao máximo seguir uma dieta natural – evitando alimentos gordurosos e industrializados (que possam causar dores, gases ou algum desequilíbrio hormonal).

Em contrapartida, você pode (e deve) consumir mais vegetais e folhas verde-escuras, que são fontes de ferro – mineral que fica em falta no corpo por conta da perda de sangue. O brócolis, por exemplo, é um dos mais indicados. Ele é rico em magnésio e potássio (nutrientes que amenizam dores), vitaminas A e C (que atuam com antioxidantes) e ainda fornecem fibras, que ajudam a manter o intestino em bom funcionamento – o que às vezes não acontece durante o período menstrual.

5. Sementes de abóbora são fontes de vitamina E e magnésio, que aliviam as dores

Assim como as oleaginosas, as sementes (de abóbora e girassol, por exemplo) também são ótimas para o período menstrual. Elas fornecem uma boa dose de vitamina E e magnésio, que ajudam a aliviar as dores (tanto cólicas quanto enxaquecas) e garantem mais bem-estar. Você pode usar sementes de abóbora de diversas formas: para preparar molhos, biscoitos, pães e até consumi-las assadas, como aperitivo. Fica a dica!

Bônus: tome chás calmantes e anti-inflamatórios

Além de comer os alimentos que recomendamos, uma boa sugestão é apostar em chás com calmantes e anti-inflamatórios, como o de camomila, calêndula e gengibre. Eles ajudam a aliviar a cólica e têm propriedades medicinais que garantem a eliminação de toxinas do corpo. Tente tomar um chazinho desses toda noite para relaxar e amenizar as dores. Você vai perceber que faz toda a diferença!

Fonte: https://www.conquistesuavida.com.br/

Quilos Mortais