Quando consumida em excesso, a pimenta pode irritar a mucosa bucal e favorecer o surgimento de aftas

Muita gente acha que as aftas são causadas apenas por machucados ou mordidas acidentais nos lábios. Só que a alimentação tem muito a ver com esse problema, sabia? Existem alguns alimentos que favorecem o surgimento dessas pequenas úlceras. Mas para que você não corra o risco de adquirir aftas com muita frequência, nós listamos os maiores causadores desse problema – e que por isso não devem ser consumidos em exagero. Confira!

Pimenta e alimentos muito picantes podem favorecer o surgimento das aftas

Alimentos muito picantes, de forma geral, podem irritar a cavidade oral e favorecer o surgimento das aftas. Principalmente em quem apresenta tendência a adquirir aftas, a pimenta pode funcionar como poderosa motivadora desse problema. Portanto, uma boa dica é sempre consumir pimentas (em especial, as mais ardidas, como a malagueta) com moderação. Vale destacar que, em excesso, as pimentas podem intoxicar o organismo, pois possuem a substância capsaicina, que em exagero pode ser tóxica ao organismo.

Comidas com excesso de sal (amendoins e batata frita) podem irritar a mucosa bucal

Você já deve saber que, quando consumido em excesso, o sódio se transforma em um grande vilão para o organismo – pode aumentar a pressão arterial, trazer problemas para o coração e ainda “roubar” o cálcio dos ossos. Mas além desses problemas, o sal também é inimigo de quem sofre com aftas. Isso porque ele torna o meio bucal propício à formação de úlceras. O ideal é sempre evitar o exagero de sódio – muito presente em salgadinhos industrializados (batatinhas e biscoitos), amendoins e batata frita, por exemplo.

Refrigerantes possuem ácidos em sua composição

Sabe aquele refrigerante que você gosta de tomar comendo pipoca, hambúrguer, pizza e outros alimentos (geralmente mais gordurosos)? Ele também pode favorecer o surgimento das aftas, pois torna a mucosa bucal mais ácida.

Muita gente não sabe, mas além de ser rico em sódio e açúcar (dois compostos que, em excesso, fazem muito mal ao organismo), o refrigerante também possui ácidos em sua fórmula – o ascórbico, benzoico (encontrado em bebidas com sódio), o tartárico (usado nos refrigerantes com sabor de uva), o cítrico (presente nas bebidas de limão) e o fosfórico (encontrado em refrigerantes sabor cola). Todos esses compostos podem deixar a boca mais ácida e, consequentemente, mais propícia para o surgimento de aftas.

Frutas cítricas em excesso podem deixar a boca muito ácida

As frutas cítricas, como abacaxi, limão, morango, acerola e laranja também podem contribuir para o surgimento da afta. Elas tornam a mucosa bucal mais ácida e, assim, facilitam o surgimento de inflamações. Apesar de essas frutas serem muito benéficas à saúde (são fontes de antioxidantes e vitaminas importantes), elas também não podem ser consumidas de forma exagerada.

Chocolates e doces com muito açúcar também podem inflamar a mucosa bucal

Você sabia que o chocolate em excesso também pode ocasionar inflamações na boca? Muitas pessoas apresentam úlceras (na língua, gengiva, bochecha, nos lábios e por aí vai) por conta do exagero de doces. O chocolate – assim como o açúcar branco – pode causar uma pequena reação alérgica na mucosa bucal, levando à formação de aftas. Vale lembrar que o açúcar branco está presente nos refrigerantes, que, como a gente já mencionou, também devem ser evitados.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here