A noz moscada é uma especiaria exótica de sabor intenso e marcante utilizada tanto em pratos doces quanto salgados. É preciso cuidado ao utilizá-la, pois em excesso pode roubar todo o sabor da comida. Costuma combinar com pratos com cremes brancos ou batatas, mas a noz moscada é mais versátil do que você imagina.

Ela é obtida do fruto da moscadeira, uma árvore que pode chegar até 20 metros de altura, nativa da região da Indonésia e que é cultivada em região de clima tropical e úmido. Essa semente possui gorduras saudáveis e óleos essenciais. Você sabia que ela pode ser utilizada até mesmo no preparo de chás e fornecer diversos benefícios para a saúde e emagrecimento?

A noz moscada pode contribuir com o emagrecimento ao melhorar a digestão e eliminar impurezas do organismo. Você gostaria de saber como fazer chá de noz moscada e quais são os seus principais benefícios para a saúde e boa forma? Confira no texto abaixo!

Para que serve?

Os benefícios do chá de noz moscada estão relacionados ao tratamento e prevenção de uma série de doenças e condições médicas. Sabe-se que o chá de noz moscada é eficiente no tratamento de casos de asma, alívio de cólicas no estômago e intestino, prevenção de gases estomacais, fortalecimento do estômago, alívio das dores do reumatismo, tratamento de aftas, redução de inflamações, combate de diarreia, alívio de hemorroidas, prevenção de mau hálito, tratamento de acne, auxílio em tratamento de anemia, dentre outras. Sabe-se que também atua como estimulante para o cérebro, combate insônia e fortifica o organismo.

Em sua composição, estão presentes dois compostos sedativos que atuam no sistema nervoso central, causando efeito de relaxamento que combate a ansiedade e estimula o cérebro. Outro composto, chamado de eugenol, atua no relaxamento da musculatura, contribuindo para uma melhor circulação do sangue e distribuição de nutrientes pelo corpo.

Por ser um alimento rico em antioxidantes, também age no combate a células cancerígenas. É fonte de minerais importantes ao corpo como cobre e manganês. Suas propriedades antibacterianas ajudam a barrar uma série de doenças, até por isso, esse ingrediente é usado também na indústria cosmética.

Como preparar?

Quer saber como fazer chá de noz moscada? Interessado em se beneficiar de todas as propriedades dessa semente? Confira a receita abaixo.

Receita de chá de noz moscada

Ingredientes:

  • ½ noz-moscada;
  • 1 litro de água;
  • mel a gosto.

Modo de preparo:

Rale a noz apenas na hora de preparar o chá. Ferva a água, desligue o fogo, acrescente a noz ralada, misture e tampe. Deixe em infusão por 3 minutos. Coe, adoce com mel e sirva.

Dicas

A indicação é consumir o chá de noz moscada logo pela manhã ou, em casos de insônia e ansiedade, antes de dormir. Se consumida em excesso, pode causar efeitos alucinógenos. O consumo de uma noz moscada inteira ou 5 gramas do seu pó pode causar descontrole motor, alucinações visuais e auditivas, palpitações, sudorese, náuseas e, dependendo da quantidade, levar ao coma.

O recomendado é a quantidade máxima de duas colheres de chá de noz moscada ralada por dia, pensando numa pessoa adulta. Crianças menores de 2 anos devem evitar, bem como mulheres grávidas e lactantes. Na dúvida, entre em contato com seu médico.

Vídeo: