Além de ser rico em vitaminas e minerais, o jenipapo é indicado para grávidas, pessoas com problemas respiratórios e até que fazem quimioterapia

Embora o nome jenipapo seja bem conhecido não são poucas as pessoas que nunca viram esse fruto. Isso porque ele é muito comum no Norte e no Nordeste, mas em estados de outras regiões do Brasil pode ser mais difícil encontrá-lo. Embora ele possa ser consumido após ser tirado do pé do jenipapeiro, também é usado como ingrediente principal em diversos produtos, como sucos, doces e licores. Mas conhecendo ele ou não, será que você sabia que ele é muito bom para a sua saúde?

Rico em vitaminas e minerais

Em primeiro lugar esse fruto é muito rico em vitaminas B1, B2, B3, B5 e C. Ele também possui uma boa quantidade de fibras, o que significa que é o alimento ideal para quem sofre com prisão de ventre. Inclusive, é muitas vezes utilizado como laxante, tamanha a sua eficácia no trato intestinal. Além disso, é rico em minerais, sendo ferro, cálcio e fósforo os mais presentes.

Xarope de jenipapo é indicado para quem tem problemas respiratórios

Mas além de oferecer um valor nutricional incrível, ele também é muito indicado para quem sofre diversos tipos de doenças, dentre elas a bronquite e a asma. Por isso, em diversos lugares do país é comum oferecer xarope do fruto a pessoas que têm problemas nos pulmões. Para isso elas cozinham por 40 minutos três jenipapos e um limão com casca cortado em pedaços em dois litros de água. Após essa mistura esfriar é só acrescentar mel a gosto, armazenar tudo em um pote de vidro e tomar a vontade. Lembrando que dependendo do seu problema não basta seguir apenas receitas caseiras, e que é importante também consultar um médico.

Indicado para quem faz quimioterapia

Outra vantagem do jenipapo é que ele ajuda no controle das plaquetas no sangue, e por isso é muito indicado para para quem está passando por sessões de quimioterapia. Afinal, nesse tipo de tratamento a medula óssea tem mais dificuldade em produzir plaquetas. Esse problema pode acarretar em dificuldade de coagulação do sangue e até em hemorragias. Nesse caso, a melhor forma de tomá-lo é preparando um suco, que é feito batendo o fruto no liquidificador e o coando depois. Em geral ele é adoçado com mel, mas se você preferir pode usar açúcar.

Todas as partes do jenipapo podem ser aproveitadas

É bem comum nos acostumarmos a comer a polpa da fruta e jogarmos todo o resto fora, mas no caso do jenipapo isso deveria ser revisto. É possível usar a raiz, por exemplo, para preparar um chá que funciona como laxante. Já a casca, além de ser diurética, pode ser usada para combater úlceras. Já as sementes também podem ser usadas no preparo do suco, que por sua vez também combate problemas no estômago.

Fruto também é bom para grávidas

Como se ele não tivesse vantagens o suficiente, o jenipapo ainda é muito indicado para as grávidas. Isso porque por atuar diretamente no estômago ele evita vômitos e outros enjoos muito comuns durante a gestação. Nesse caso, a maior dica é preparar o suco do jenipapo e em seguida cozinhá-lo até o seu volume reduzir pela metade. Então é só tomar um pouco desse líquido quando ele estiver morno no decorrer do dia.

É considerado afrodisíaco em alguns lugares

Além de tudo que já foi citado, o jenipapo também serve para abrir o apetite. Mas não pense que acaba por aí, já que ele é considerado um fruto com ações afrodisíacas. Isso porque de acordo com algumas tradições ele é capaz de aumentar a libido, e consequentemente o apetite sexual. Ainda assim, isso por enquanto se trata apenas de crença popular, sem nenhuma comprovação médica.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here