A pitaya é uma fruta deliciosa e ainda pouco conhecida por muita gente. Apelidada de “fruta do dragão”, por suas cores diferentes e chamativas e seu aspecto rústico, ela é originária da América Central, tendo se espalhado por todo o continente americano – embora aqui no Brasil ela não seja tão comum. A pitaya ainda é uma fruta exótica para nós, mas isso não significa que ela não traga vários benefícios para a nossa saúde – pelo contrário!

Grande aliada de quem sofre com gastrite e outros males do sistema digestivo, ela é rica em ferro, combate a anemia e previne a diabetes, graças às fibras presentes na sua composição. Para você aproveitar o melhor do que a pitaya tem para oferecer, você pode saborear a fruta pura, ou se deliciar com receitas que caem bem em diferentes horas do dia. Quer saber como enriquecer o seu cardápio com um consumo variado desse alimento? Então aprenda diferentes formas de incluir a pitaya na sua alimentação diária:

1. Smoothie de pitaya: bebida gelada e diferente

O smoothie é uma deliciosa opção para quem quer misturar o que tem em casa com a pitaya. Ótima pedida no calor, você pode adicionar à fruta do dragão bananas e rodelas de abacaxi (congelados, ok?) junto com água de coco. Aí é só bater no liquidificador até obter uma mistura homogênea e aproveitar!

2. Geleia de pitaya: ótima opção para o café da manhã

Dá para fazer geleia com pitaya? É claro que sim! Essa receita vai incrementar o seu café da manhã e aquele lanchinho da tarde de modo saudável e saboroso. Para prepará-la você vai precisar de açúcar demerara, água, pitaya em cubos e suco de limão. Bata o limão e a pitaya no liquidificador e leve ao fogo com a água e o açúcar. Mexa bem até atingir o ponto de geleia. Pronto! Fácil, né? A validade dessa delícia é de 30 dias, caso seja conservada na geladeira.

3. Mousse de pitaya: sobremesa saudável

Quer uma sobremesa diferente e saudável depois do jantar? Tente uma mousse de pitaya, que é deliciosa e facílima de fazer. Bata no liquidificador uma pitaya em cubos, leite condensado, creme de leite e gelatina incolor sem sabor. Depois, despeje em um refratário e leve à geladeira por entre 6 e 8 horas. Se quiser uma receita ainda mais saudável, use um leite condensado de soja no lugar do tradicional, que tal?

4. Creme de pitaya: delicioso e refrescante

Se tem uma receita fácil com essa fruta, é o creme de pitaya! Delicioso, ele só leva três ingredientes: a fruta do dragão, limão e iogurte grego. Bata no liquidificador a pitaya e o iogurte e adicione o sumo do limão. Leve ao freezer e sirva bem gelado.