Libido é o nome que se dá ao desejo sexual, que faz parte do instinto do ser humano, mas que pode ser influenciado por questões físicas ou emocionais, e, por isso, pode estar aumentado ou diminuído em algumas pessoas, em determinadas fases da vida.

Os hormônios que controlam a libido são a testosterona nos homens e o estrogênio nas mulheres, e por isso em determinados períodos do mês é normal que a mulher tenha maior ou menor interesse sexual. Normalmente as mulheres tem a libido mais aumentada durante o seu período fértil.

Vários fatores podem ocasionar a falta de libido, como estresse, ansiedade, problemas no relacionamento e uso de medicamentos, sendo importante identificar a causa para que possam ser tomadas atitudes que tenham como objetivo aumentar o desejo sexual.

Como aumentar a libido

Para aumentar a libido é importante identificar a causa da falta de libido, para que assim possam ser tomadas atitudes. No caso da falta de libido ser decorrente do uso de medicamentos, o recomendado é substituir o remédio utilizado por outro que não possua esse efeito colateral, mas sempre com a orientação do médico.

Algumas dicas que podem ser úteis para aumentar a libido são melhorar a alimentação consumindo mais alimentos que melhoram a circulação sanguínea como atum e sementes de chia, dessa forma o sangue passa com mais facilidade dentro dos vasos sanguíneos, facilitando a excitação.

Quando a pessoa passou por algum trauma emocional que afetou a sua libido, a melhor solução é buscar o tratamento com um psicanalista, para que as causas emocionais sejam solucionadas e o desejo sexual possa aflorar. Combater a ansiedade e o estresse também ajudam a aumentar a libido, assim como melhorar a auto estima e praticar exercícios físicos.

Assista também ao vídeo seguinte e veja mais dicas para melhorar a líbido:

O que pode causar a falta de libido

A falta de libido pode ser causada devido à diminuição dos hormônios que controlam o desejo sexual e a outros fatores, como por exemplo:

  • Uso da pílula anticoncepcional;
  • Traumas emocionais;
  • Doenças como anemia, cirrose e hipotireoidismo;
  • Estresse, ansiedade ou depressão;
  • Impotência sexual;
  • Menopausa;
  • Dor durante a relação sexual;
  • Falta de testosterona no homem;
  • Problemas no relacionamento;
  • Uso de medicamentos como ansiolíticos e antidepressivos. Confira outros remédios que podem diminuir a libido.

Nas mulheres, a falta de libido também pode ser causada pela dificuldade em se atingir o orgasmo ou de ficar excitada, o que dificulta o contato íntimo devido à falta de lubrificação da vagina, o que causa dor durante a relação sexual.

Fonte: https://www.tuasaude.com/