Os benefícios do nabo e do rabanete não são exatamente os mesmos, e por isso vale a pena acrescentar os dois alimentos na sua dieta diária

Muita gente costuma confundir o nabo com o rabanete, pois os dois têm um aspecto bem semelhante – são arredondados e têm uma coloração roxa. Além disso, ambos pertencem à mesma categoria: fazem parte da família Brassicaceae, também composta por couve, repolho e outros vegetais. Para que você fique por dentro das diferenças entre o nabo e o rabanete nós listamos algumas delas. Confira e aprenda!

Rabanete tem um formato mais arredondado e coloração arroxeada

Para que você consiga diferenciar fisicamente os dois vegetais, aqui vai uma dica: o rabanete costuma ser bem redondo e totalmente roxo. Já o nabo é branco e pode ter alguns pontos roxos – alguns nabos, inclusive, são mais compridos e, assim, se assemelham mais com o formato da cenoura. Em termos nutritivos os dois alimentos também têm diferenças – dá uma olhada abaixo para descobrir.

Nabo é mais rico em fibras, cálcio e magnésio

De acordo com a Tabela Brasileira de Composição de Alimentos (TACO), o nabo acaba sendo mais nutritivo, pois têm maior concentração de fibras, cálcio e magnésio. Em 100 g desse vegetal você encontra 2,6 g de fibras; 42 mg de cálcio e 15 mg de magnésio. Já o rabanete tem uma concentração menor desses nutrientes: em 100 g desse alimento, encontra-se 2,2 g de fibras; 21 mg de cálcio e 10 mg de magnésio. Mas vale destacar que ambos têm alto teor de águae, por isso, são ótimos para hidratar o corpo e também atuam como diuréticos. Interessante, né?

Rabanete é fonte de isotiocianato, um poderoso antioxidante

Um dos pontos positivos do rabanete é que ele tem grande concentração de isotiocianato – um importante antioxidante para o corpo, que inibe a ação oxidante dos radicais livres. Por isso, esse alimento ajuda a desintoxicar o organismo, a prevenir diferentes tipos de câncer e o envelhecimento precoce. Além do rabanete, existem outros alimentos fontes dessa substância: couve, repolho, agrião e brócolis.

Obs.: Vegetais roxos, como o rabanete, também conta com as antocianinas em sua composição. Elas são agentes antioxidantes (que também concedem a coloração roxa ao alimento) e também têm efeito anti-inflamatório no organismo.

Nabo tem alta concentração de potássio, mineral importante para os músculos e para o coração

Você sabia que o nabo é uma fonte importante de potássio? Esse mineral se destaca por contribuir para a saúde dos músculos (auxiliando no processo de contração) e do coração. Além disso, ele ajuda no controle de água do corpo e também combate substâncias maléficas (que “roubam” o cálcio dos ossos). Por isso, é sempre uma boa dica preparar receitas com o nabo.


DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here