O broto de alfafa é conhecido por conter os fitoestrógenos – substâncias que ajudam a amenizar os sintomas da menopausa

Valorizados pela culinária oriental, os brotos comestíveis são muito usados no preparo de saladas, sopas e sanduíches diversos. Só que além de saborosos, eles podem trazer uma série de benefícios para a saúde, sabia? O melhor é que existem diferentes tipos (com sabores distintos) e você pode adicioná-los à dieta de diversas maneiras. Aqui, nós listamos os principais tipos de brotos comestíveis e suas vantagens para o organismo.

1. Broto de bambu tem alto teor de fibras

O broto de bambu costuma ser usado no preparo de pratos asiáticos, sendo misturados a receitas de arroz, macarrão e carnes diversas. Além de conferir sabor e crocância aos pratos, esse tipo de broto traz benefícios ao organismo: tem alto teor de fibras, propriedades antioxidantes e anti-inflamatórios. Ou seja, eles contribuem para a digestão e combatem o colesterol ruim (devido às fibras); fortalecem a imunidade e ajudam a combater inflamações no corpo. Você pode cozinhar o broto na água fervente e depois usá-lo da forma que preferir.

2. Altamente nutritivo, o broto de feijão é fonte de vitaminas, minerais e fibras

Leve, nutritivo, pouco calórico e supersaudável. O broto de feijão também é um alimento benéfico ao organismo, pois é cheio de vitaminas, sais minerais, aminoácidos e fibras. Eles são produzidos pelas sementes do feijão e podem ser consumidos de diversas maneiras: em saladas, no clássico yakisoba e receitas com carnes e vegetais diversos.

Por conter uma série de nutrientes importantes, o broto de feijão ajuda na saúde de todo o corpo: acelera o metabolismo, auxilia na digestão, faz bem para a pele, unhas e cabelos, além de ser rico em ferro – ou seja, ajuda a combater a anemia e a fortalecer a imunidade.

3. Broto de abóbora é fonte de cálcio e fósforo

Também conhecido como “cambuquira”, o broto de abóbora tem muito a oferecer ao organismo: é rico em vitaminas e em sais minerais importantes (principalmente cálcio e fósforo). Além disso, esse broto é um alimento bem leve e que acrescenta muito sabor – pode ser usado no preparo de sopas, omeletes e farofas diversas. Uma boa dica é usar esse broto ainda bem fresquinho (recém colhido) para temperar e conceder mais nutrientes aos pratos.

4. ‘Coração de bananeira’ é rico em antioxidantes e minerais

Apesar de não ser muito consumido no Brasil, o broto de banana (ou “coração de bananeira”) também é um alimento saudável e nutritivo. É a partir dele que os cachos das bananas se formam e pode ser retirado junto com as frutas na hora da colheita. A grande vantagem desse alimento é que ele possui muitos antioxidantes, vitaminas (A, C, E) e sais minerais, como o potássio. Por isso, eles ajudam a fortalecer a imunidade e também combatem o envelhecimento das células. O lado bom é que esse broto pode ser usado em diversas receitas: recheio de tortas, quiches, refogados e em vários pratos veganos.

5. Broto de alfafa alivia sintomas da menopausa, é diurético e desintoxicante

No universo dos brotos comestíveis, o de alfafa é um dos que mais merece destaque: além de saboroso (não é amargo como o vegetal em si), ele é pouco calórico, tem propriedades diuréticas e desintoxicantes. Além disso, ele é conhecido por aliviar os sintomas da menopausa, pois possui os famosos fitoestrógenos (em especial, a isoflavona). Essa substância possui uma estrutura semelhante a do hormônio estrogênio, amenizando sintomas de calor e outros relacionados a esse período. Uma boa dica é preparar chás e sucos detox a partir desse broto – experimenta!

6. Broto de lentilha é rico em vitamina C e ácido fólico – substância importante para gestantes

Muita gente ainda não conhece os benefícios do broto de lentilha, mas nós prometemos que eles são muitos! Fonte de vitamina C e minerais como ferro e potássio, ele fortalece o sistema imunológico, a estrutura óssea favorece a circulação sanguínea (por conta do ferro). Além disso, esse tipo de broto funciona como fonte de ácido fólico – substância importante para o período da gravidez, pois ajuda na formação do sistema nervoso do bebê. Esse alimento pode ser usado no preparo de arroz, saladas, sopas e até mesmo sanduíches.

7. Fonte de betacaroteno e vitaminas, broto de girassol combate degeneração celular

Sabia que o broto de girassol é uma fonte importante de betacaroteno? Essa substância (também presente na cenoura) atua como antioxidante, que ajuda a deixar a pele mais bonita, saudável e a retardar o envelhecimento celular.

Além disso, esse alimento é rico em vitaminas importantes para o corpo – A, E e C, que fortalecem o sistema imunológico, combatem o colesterol ruim (LDL) e previnem doenças relacionadas à visão. Outro ponto positivo é que o broto de girassol também possui propriedades anti-inflamatórias, auxiliando no tratamento de inflamações na pele e em outros locais do corpo. Ele pode ser usado em receitas de macarronadas e saladas – fica uma delícia!


DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here