O potássio, presente na banana, é um mineral importante para evitar dores, como cãibras e enxaquecas

Quando se trata dos minerais e nutrientes fundamentais para o corpo, o potássio com certeza é um dos que mais se destaca. Ele é o terceiro mineral mais abundante no organismo e é conhecido, principalmente, por auxiliar no funcionamento dos músculos. Afinal, quem nunca ouviu que comer banana (importante fonte de potássio) é importante para quem pratica exercício físico? No entanto, os benefícios que esse mineral traz para o corpo são ainda maiores. Quer conhecê-los? Nós listamos 5 deles.

1. Potássio é importante para a saúde do sistema cardiovascular

Muita gente não sabe, mas o potássio é uma das substâncias mais importantes para a saúde do sistema cardiovascular. Ele ajuda a regular a pressão arterial e o metabolismo como um todo. Se você gostava de Biologia na época do colégio talvez se lembre da bomba sódio-potássio, tipo de transporte ativo é realizado em todas as células do corpo. Quando há um bom consumo de potássio, esse mecanismo faz com que o excesso de sódio seja bombeado para fora do organismo através da urina. Ou seja, o consumo desse mineral é ótimo para quem sofre com hipertensão.

Além disso, vale lembrar que o potássio tem papel fundamental na contração muscular. Por isso, também é importante para a manutenção do ritmo cardíaco. Você pode encontrar esse mineral em alimentos como batata-doce, espinafre, abacate, aveia, uva passa e banana. Portanto, tente incorporar esses alimentos à sua dieta.

2. Mineral é importante para o fortalecimento dos ossos

Sabia que o potássio também auxilia no fortalecimento dos ossos e dentes do corpo? Isso porque ele combate ácidos (como o oxálico e o fítico) que “roubam” o cálcio dos ossos. Portanto, é importante manter uma alimentação rica nesse mineral para manter uma boa densidade óssea.

3. Potássio ajuda a aliviar dores, como cãibra e dor de cabeça

Como já citado, o potássio é um mineral muito importante para o bom funcionamento dos músculos. Por isso, ele também influencia diretamente no alívio de dores relacionadas à contração muscular, tais como a cãibra (muito comum em atletas) e enxaquecas ocasionadas pelo tensionamento do músculo da cabeça. Muitas vezes, quem sofre regularmente com dores desse tipo tem falta de potássio no organismo.

4. Mineral é importante para o funcionamento dos rins e controle de água no organismo

O potássio também é importante para controlar os níveis de água no corpo. Ele atua como uma espécie de isotônico, regulando a entrada e saída de fluidos. Vale destacar que a dupla sódio e potássio é fundamental neste quesito – enquanto o primeiro atua retendo líquidos, o segundo contribui para a excreção. Ou seja, os dois trabalham em conjunto para manter o equilíbrio de água no organismo.

5. Potássio também auxilia no funcionamento do sistema nervoso

Assim como as vitaminas do complexo B – conhecidas por auxiliarem diretamente o sistema nervoso – o potássio também é um nutriente importante neste quesito. Ele auxilia na comunicação dos neurônios, sendo fundamental para o bom funcionamento da mente – ou seja, é importante para a memória, oxigenação do cérebro e até para a prevenção de problemas como AVCs.

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