A gordura no fígado também conhecida por esteatose hepática normalmente não provoca sintomas nos graus mais leves da doença e por isso é comum que a doença seja descoberta quando o paciente faz exames para avaliar outros problemas de saúde.

O acúmulo de gordura no fígado geralmente não é uma situação grave mas quando não é devidamente tratada pode gerar perda de funcionamento das células e cirrose podendo ser necessário fazer um transplante de fígado.

Alguns dos sintomas que precisamos estar atentos para identificar esse problema.

1- Perda do apetite 2- Dor abdominal do lado direito 3- Barrga inchada 4- Fezes esbranquiçadas 5- Cansaço 6- Dor de cabeça 7- Enjôo e vômito 8- Cor amarelada nos olhos e na pele

Apesar de ser mais comum em obesos e diabéticos, o acúmulo de gordura no fígado pode afetar qualquer pessoa que tenha uma má alimentação e não pratique exercícios físicos regularmente.

Como Tratar?

A gordura no fígado tem cura principalmente quando ainda está nos seguintes estágios iniciais, e seu tratamento é feito principalmente com alterações na dieta, prática regular de atividade física, perda de peso e controle de doenças como diabetes, hipertensão e colesterol alto. Assim a dieta deve ser rica em alimentos integrais como farinha de trigo, arroz, macarrão integral, frutas, legumes, peixes, carnes brancas.

Além disso, é importante parar de fumar e de consumir bebidas alcoólicas, reduzir o consumo de alimentos ricos em gorduras hidrogenada e carboidratos simples como pão branco, pizza, carnes industrializadas, salsicha, linguiça, margarina e alimentos congelados.

Remédios Caseiros para o Fígado

Um ótimo remédio caseiro para tratar problemas de fígado é o chá de boldo, pois tem propriedades que melhoram o funcionamento do órgão, no entanto, outra opção é escolher o chá de jurubeba que é uma planta com excelentes propriedades digestivas e facilitam na digestão e protegem o fígado.Mas,além de tomar esse chá aconselha-se a evitar alimentos estimulantes e de difícil digestão, dando preferências aos amargos, água morna, frutas, legumes e verduras. É muito importante não consumir nenhum tipo de bebida alcoólica até que o fígado esteja totalmente recuperado, pois as causas mais comuns de problemas no fígado são o consumo de bebidas alcoólicas em exagero e alimentos muito gordurosos.

Remédio caseiro como o Chá de boldo

o boldo é um excelente remédio caseiro para tratar o fígado gorduroso ou fígado inchado, pois possui propriedades que melhoram a secreção da bile que é produzida pelo fígado, aliviando os sintomas como enjôo, dor e desconforto abdominal.

 Receita de Chá de Boldo

– 2 Folhas de Boldo – 1 copo de água

Modo de preparo

Coloque os ingredientes em uma panela e deixe ferver por 5 minutos. Apague o fogo e deixe amornar, coe e beba a seguir sem adoçar. Esse procedimento deve ser feito de3 a 4 vezes ao dia. Para uma maior concentração de propriedades terapêuticas, recomenda-se tomar o chá logo após o seu preparo. Dependendo dos sintomas de problemas no fígado, recomenda-se seguir esse tratamento caseiro por 2 dias. Mas, se os sintomas persistirem ou se agravarem, o ideal é ir a hospital rapidamente, pois pode ser algo mais grave.

Remédio Caseiro com Jurubeba

A infusão de jurubeba é um excelente remédio caseiro para os problemas de fígado, porque ela é uma planta medicinal que possui propriedades diuréticas e digestivas, ajudando no tratamento das doenças do fígado.

Ingrediente:

1- 30g de folhas e frutos de jurubeba 2- 1 Litro de água

Modo de preparo

Colocar as folhas e frutos de jurubeba em um litro de água fervente e deixar esfriar por 10 minutos. Coar e beber 3 xícaras por dia. Esta infusão não deve ser tomada por gestantes.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here