Uma família brasileira joga fora, em média, 129 quilos de comida por ano. Aprenda a dar vida mais longa aos alimentos

Nesta quarta-feira (24/04), o Brasil e mais 30 países ao redor do mundo participam da campanha Stop Food Waste Day. A data tem o objetivo de conscientizar as pessoas a respeito do consumo mais consciente de alimentos e da redução do desperdício, um problema grave enfrentado atualmente.

Somente aqui no país, as famílias descartam, em média, 353 gramas de comida por dia, o que equivale a quase 129 quilos no ano. Os dados são do projeto Diálogos Setoriais União Europeia de setembro de 2018 e apontam, ainda, o arroz(22%), o feijão (16%) e o frango (15%) como os alimentos que mais vão para o lixo. Imagina quantos pratos não dá para encher com eles?

Por isso a importância de aproveitarmos ao máximo tudo o que pudermos das nossas refeições. “O ideal é fazer as compras de modo mais fracionado, uma vez por semana, ao invés de ir ao supermercado uma vez ao mês. Desse modo, os grandes estoques são evitados e o desperdício também”, explica a chef e nutricionista Carina Muller, embaixadora da campanha, de São Paulo. Tente programar o cardápio semanal antes de partir para a feira.

Mas não é só isso que pode ajudar a evitar o desperdício no dia a dia. Sabia que muitas partes das verduras, legumes e frutas que a gente não usa podem ser consumidas e são boas fontes de vitaminas e minerais?

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here